A Nova Agenda Urbana será lançado durante a Conferência Habitat III e afetará todas as cidades nos próximos 20 anos.

Depois de um longo processo de advocacy e negociação, o direito à cidade será mencionado pela primeira vez em um acordo das Nações Unidas. A Nova Agenda Urbana consiste em 175 parágrafos, descrevendo padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável. O documento será lançado oficialmente na conferência mundial Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – que acontece nos dias 17 a 20 de outubro em Quito, Equador. Ele deve orientar durante os próximos 20 anos os esforços em torno da urbanização de uma ampla gama de atores – os governos dos países, estados e cidade, líderes regionais, financiadores internacionais de desenvolvimento, programadores das Nações Unidas e a sociedade civil.

A Plataforma Global para o Direito à Cidade vêm contribuído intensamente para a introdução do conceito de direito à cidade na Nova Agenda Urbana – especificamente no parágrafo 11 da seção « Nossa visão compartilhada »:

« Nós compartilhamos uma visão de cidades para todos, referindo-se ao uso igual e gozo de cidades e assentamentos humanos, buscando promover a inclusão e garantir que todos os habitantes, das gerações presentes e futuras, sem discriminação de qualquer espécie, são capazes de habitar e produzir apenas, cidades seguras, saudáveis ​​e acessíveis, baratos, resistentes e sustentáveis ​​e assentamentos humanos, a promover a prosperidade e qualidade de vida para todos. Observamos os esforços de alguns governos nacionais e locais a consagram essa visão, referidos como direito à cidade, em suas legislações, declarações políticas e cartas « .

(Esta definição foi feita baseada na proposta elaborada pela Plataforma Global pelo direito à cidade, mas com uma importante alteração:. A referência das cidades como um bem comum desapareceu do texto final)

Este resultado é mais uma das muitas medidas necessárias para o pleno reconhecimento do direito à cidade em âmbito internacional. Foi resultado de um longo processo de diálogos, campanhas e negociações entre governos locais e participação da sociedade civil no trabalho de defesa para o reconhecimento do direito à Cidade ao longo de todo o processo Habitat III.

No entanto, a maneira como ele será implementado, não está claro ainda. Um dos principais desafios que o Direito à Cidade – e, de uma forma geral, toda a « Nova Agenda Urbana » – está enfrentando é a concretização dos meios e recursos disponíveis para a sua execução.

Esta questão vai estar no centro dos debates na Conferência de Quito e na sequência da Habitat III.

Confira os principais eventos da Plataforma Global pelo Direito à Cidade está a organizar durante a Conferência – http://www.righttothecityplatform.org.br/habitat-iii-global-platform-for-the-right-to-the-city -Eventos /

Veja mais em righttothecityplatform.org.br / contact@right2city.org / facebook: right2city / twitter: @ right2cityGP

O que é o direito à cidade? – O conceito do direito à cidade é o resultado de uma luta de baixo para cima ao longo de décadas, que consiste no direito de todos os habitantes, presentes e futuras, temporários e permanentes, para usar, ocupar e produzir cidades justa, inclusiva e sustentável, aldeias e assentamentos, entendida como um bem comum essencial para uma vida plena e decente.

Imprensa:

Carolina Caffé
carolinacaffe@polis.org.br
55 11 940169319 (WhatsApp)
+593 96 943 9268 (Em Quito)