Já é carnaval, cidade!

Por todo o Brasil as pessoas vêm ocupando as ruas, enchendo-as de cor, alegria e diversidade. Nas palavras de Roberto da Matta, o poder do carnaval reside em grande parte na sua capacidade de inversão, de modificar a ordem das coisas e criar novas formas de ser e ocupar espaços. O carnaval é político, é um lugar de luta e o direito à cidade está no centro disso. É um momento de ressignificar as ruas e criar novas formas de ocupar os espaços e viver à cidade.

Entre um bloco e outro, convidamos você a conhecer algumas iniciativas que mostram a importância do direito à cidade para o carnaval e vice e versa. A ONU-Habitat lançou uma campanha que mostra como o carnaval pode ser um momento para pensar e construir as cidades que queremos. “O Carnaval é uma grande oportunidade para vislumbrar cidades melhores e colocar em prática ações que contribuam para tornar nossas cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis não só durante a maior festa popular do Brasil, mas para termos um futuro urbano melhor”.

Materiais da campanha realizada pela ONU-Habitat, veja mais aqui

Essa reflexão é transversal e passa por diversos temas, como a mobilidade urbana, o turismo, a importância de espaços públicos seguros e inclusivos e a ecologia. Também é um convite para desde já viver a cidade de outra maneira e construir os espaços em que queremos viver, com respeito, diversidade, troca e cuidado com o meio ambiente.

Na mesma direção, o Instituto Pólis vem promovendo a campanha Carnaval é direito à cidade”, chamando todxs a ocupar as ruas e construir um carnaval que evidencie a diversidade que realmente existente dentro das nossas cidades. Neste texto publicado no site Archdaily, Beatriz de Paula e Danielle Klintowitz, explicam a campanha, falam sobre o potencial do carnaval de transformar a cidade e o nosso olhar sobre ela, além de resgatar um pouco da memória sobre a evolução do carnaval ao longo dos anos e, particularmente, da sua relação com a cidade, a rua e os espaços públicos.

Materiais da campanha «Carnaval é direito à cidade» do Instituto Pólis, ver mais aqui

A campanha também se baseia na ideia de que o carnaval é uma festa política e deve ser lugar de reivindicação. Entre os muitos materiais produzidos e sendo veiculados nas redes e nas ruas da cidade de São Paulo, estão dicas importantes de como ter um carnaval seguro, casado no respeito e sem repressão. Afinal de contas, ocupar a rua é um direito constitucional!

Viva o direito à cidade e viva o carnaval!