Sobre o desafio

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade e TECHO estão organizando este desafio artístico com o objetivo de identificar, documentar, divulgar e trocar iniciativas relacionadas às mudanças climáticas no âmbito do direito à cidade pelos jovens. Esta é uma oportunidade para os jovens proporem novas formas de ver, compreender e relacionar-se com questões que influenciam seu presente e futuro. Espera-se que o processo e o resultado final ajudem, por um lado, a questionar o modelo atual que aumenta as desigualdades e, por outro, apontam novas utopias emancipatórias e pactos sociais para um futuro melhor. Além disso, através da visão da juventude, esta iniciativa procura refletir o progresso ou retrocessos na implementação de agendas globais – Nova Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas – por cidades da América Latina e do Caribe.

 

Quem pode participar?

Todos aqueles de 16 a 30 anos podem participar. A participação pode ser individual ou em grupo, estabelecendo para o segundo caso uma representação oficial, sob a identidade de um ou dos participantes.

 

Calendário

O desafio respeitará o seguinte calendário:

  • Lançamento da chamada: 12 de agosto (Dia Internacional da Juventude)
  • Data final para preencher o formulário: 7 de outubro (Dia Internacional do Habitat)
  • Seleção final das obras: 31 de outubro (Dia Internacional pelo Direito à Cidade) Os selecionados receberão um e-mail informando os resultados, bem como detalhes sobre os próximos passos.
  • Evento de reconhecimento e participação em atividades relacionadas à COP25 em Santiago, Chile.
 PT_TdR_Concurso Direito a Cidade por Jovens