A Plataforma Global pelo Direito à Cidade, junto à Fundação Ford e UCLG (United Cities and Local Governments), estão promovendo um evento para discutir as diferenças entre Direito à Cidade e Cidades para Todos na Nova Agenda Urbana.

O evento vai acontecer na Fundação Ford, em New York City, quarta-feira, dia 29 de Junho de 2016, das 8am – 10am.

O « Direito à Cidade » é o direito de todos os habitantes, presentes e futuros, permanentes e temporários de usar, ocupar e produzir cidades justas, inclusivas e sustentáveis, definido como um bem essencial comum a uma vida plena e decente. Este conceito tem sido construído através de décadas, a partir de movimentos de base, e reafirma o sentido da cidade como bem comum, articulando todas as diferentes dimensões da cidades e da vida urbana (espaços públicos, habitação, serviços, etc). Por outro lado, o conceito « Cidades para Todos » surgiu apenas recentemente e se refere principalmente à dimensão da igualdade e da não discriminação nas cidades.

O Zero Draft da Nova Agenda Urbana (ambos, a primeira e a versão revista) incluiu estes conceitos na Declaração de Quito, ancorando que a visão de « cidades para todos » seria em alguns países entendido como o direito à Cidade. Embora a sua inclusão na NAU é extremamente importante, esta formulação deixa muitas questões em aberto para debate.

O evento pretende reunir representantes de governos e diversos grupos interessados ​​da sociedade civil para discutir o significado de ambos os conceitos e também para debater a melhor forma de enquadrar esta questão na Nova Agenda Urbana.

Para a Plataforma Global Direito à Cidade é importante esta iniciativa de reunir representantes de governos e diversos grupos interessados ​​da sociedade civil para discutir a melhor maneira de incluir o direito à cidade na Nova Agenda Urbana.

Onde: Fundação Ford, 320 E 43rd St, New York, NY 10017, Estados Unidos
Quando: Quarta-feira, junho 29, 2016, no 8-10am.
Participe: RSVP a Jo.Cook.ContingentWkr@fordfoundation.org

Atendimento Virtual
Os participantes incapazes de participar poderão acompanhar via telefone e / ou WebEx.conviteA