É NA RUA QUE A GENTE SE ENCONTRA

Ocupar as ruas é exercer nosso direito à cidade. Mas como construir espaços públicos seguros, inclusivos e democráticos?

Para responder essa pergunta, no Dia Mundial pelo Direito à Cidade (31 de outubro), o Instituto Pólis, em parceria com a Habitat International Coalition – América Latina e Plataforma Global pelo Direito à Cidade promove uma série de atividades com rolês, oficina e roda de conversa.

Vamos pensar juntos em outra cidade possível?

 

Programação quinta-feira, 31/outubro

9H – 12h | ROLÊS POR ESPAÇOS PÚBLICOS NO CENTRO DE SÃO PAULO

  • Rolê com Cartografia Negra: os participantes irão conhecer as memórias negras apagadas dos espaços públicos do centro de São Paulo e refletir sobre a vivência da população negra na cidade.
  • Rolê com Bruno Puccinelli: o grupo percorrerá lugares e regiões do centro relevantes para a população LGBTQI+, discutindo questões como segurança, discriminação e apropriação de espaços públicos.
  • Rolê com União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil– Unicab: o trajeto terá como foco a relação dos espaços públicos na vida de diferentes tipos de trabalhadores da economia informal.

 

14H – 17H30 | OFICINA – A CIDADE QUE QUEREMOS: ESPAÇOS PÚBLICOS SEGUROS, INCLUSIVOS E DEMOCRÁTICOS

A partir dos trajetos, refletiremos em que medida a região central de São Paulo permite ou bloqueia a vivência do direito à cidade por diferentes grupos sociais. Serão construídas propostas (intervenções, ações diretas, políticas etc) para os espaços visitados e enfrentamento das questões identificadas relacionadas ao direito à cidade.

 

18H – 20H | RODA DE CONVERSA – ESPAÇOS PÚBLICOS E DIREITO À CIDADE NA AMÉRICA LATINA (SEM INSCRIÇÃO)

Em formato de roda de conversa, será realizada uma reflexão geral sobre o tema a partir dos resultados da oficina e das contribuições de convidados de outros países da América Latina sobre a realidade de seus contextos de origem.

  • Hulda Wehmann (Brasil) – arquiteta, professora da Univ. Anhembi Morumbi, coordenadora do LaPaisa e pesquisadora do LABPARC-FAUUSP.
  • María Silvia Emmanuelli (México) – advogada e coordenadora do escritório regional da Am. Latina da Coalizão Internacional pelo Habitat (HIC).
  • Maria Bernabella Peli (Argentina) – arquiteta, especialista em Políticas Sociais, Planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do território e vice diretora Instituto de Investigación y Desarrollo en Vivienda (IIDVi FAU-UNNE).
  • Mediação: Henrique Frota (Instituto Pólis)

Local: Auditório do Instituto Pólis (Rua Araújo, 124 – República)

Inscrições para rolês e oficina aqui.