A rede Habitat International Coalition (HIC) e o Instituto Pólis, junto com outros membros da rede Red-DESC, organizaram uma série de eventos e intervenções para promover os direitos humanos e o direito à cidade no primeiro comitê preparatório para o Habitat III da ONU, realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2014 ,na sede da ONU em Nova Iorque.

Maria Silvia Emanuelli (HIC- América Latina), Joseph Schechla (HIC), Nelson Saule Junior (Pólis) e Liz Theoharis (Kairos, Centro para Religiões, Direitos e Justiça Social & The Poverty Iniciative) apresentaram a importância dos direitos humanos nos debates sobre o Habitat III e o valor do marco do direito à cidade e das demandas iniciais ligadas ao processo das Nações Unidas. A ESCR-Net (The International Network for Economic, Social and Cultural Rights) realizou uma vídeo-entrevista em que  ressalta os principais posicionamentos apresentados por eles. Assista aqui: http://vimeo.com/106971884

A HIC e o Instituto Pólis vêm organizando uma série de discussões estratégicas com um grande número de aliados e membros da ESCR-Net, incluindo CELS, Hakijamii, SERI e Abahlali baseMjondolo, para promover uma plataforma comum relacionada com o direito à cidade. A plataforma será discutida e lançada durante o Encontro Internacional sobre o Direito à Cidade, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em São Paulo.

A HIC já produziu uma série de documentos de advocacy em relação ao Habitat III e circulou dois rascunhos para  aprovação e divulgação no evento: Rascunho de Declaração de Organizações Sociais sobre a preparação da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre habitação e desenvolvimento sustentável (Habitat III) no marco do dia mundial do Habitat 2014 e Fortalecendo de uma plataforma global para a inclusão do direito à cidade na agenda urbana e do Habitat.

A Conferência Habitat III será a terceira conferência das Nações Unidas sobre habitação e desenvolvimento sustentável e ocorrerá em 2016. Como parte do processo, a Assembleia Geral das Nações Unidade decidiu estabelecer um Comitê Preparatório para levar a cabo consultas e preparativos da conferência, aberta a todos os Estados membros das Nações Unidas. O primeiro Comitê Preparatório aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro de 2014 na sede da ONU em Nova Iorque. O segundo terá lugar em abril de 2015, em Nairobi, no Kenya.