O Encontro Internacional sobre o Direito à Cidade começou ontem, e junto às mesas de discussão e troca de experiências entre os participantes, o evento conta também com três filmes que tocam questões relativas à temática do direito à cidade.

Na quinta-feira dia 13 às 18h acontece a exibição dos filmes selecionados. Separado em uma sala, o longa-metragem Dear Mandela, de direção de Dara Kell, revela pelos olhos de três líderes de um movimento por habitação na África do Sul a importância da luta por melhores condições de moradia. Percorrendo uma trajetória que nos conduz das regiões mais carentes da atenção pública à mais alta corte de justiça do país a título de derrubar uma nova legislação que em última instância legalizaria despejos massivos, a narrativa do filme leva o espectador por questões sensíveis da realidade social sul-africana.

Em outra sala, simultaneamente, serão transmitidos dois curta-metragens em sequencia. Andarilhas, um filme do diretor Gustavo Freitas, que atenciosamente se dispôs a comparecer ao evento para conversar sobre seu filme, e A Cidade é Para Todos, filme dirigido por Amanda Kamanchek do Instituto Pólis.

Andarilhas narra o percurso de duas drag queens que se dispõem a ir às ruas de Brasília explorar o tema da mobilidade urbana. Durante o processo, questões como a segurança das mulheres no transporte público, os espaços LGBT e a integração com a cidade além da própria qualidade do transporte público de maneira geral são explorados pelo deslocamento das duas.

O curta A Cidade é para Todos elabora um quadro sobre as raízes do processo que culminou nas manifestações de junho de 2013, quando milhões de pessoas pelo Brasil saíram às ruas com diversas pautas às mãos. Discute-se a situação dos serviços públicos em São Paulo, causa primária das manifestações na cidade, e também coloca a discussão reforçada pelas manifestações sobre a tensa legitimação civil do modelo político vigente.

Aqueles que quiserem conferir a programação completa do evento, inclusas as sinopses dos filmes, podem encontra-la aqui:

http://www.righttothecityplatform.org.br/programacao/

A exibição dos três filmes é uma forma de contribuir cinematograficamente com as discussões que serão pautadas ao longo do evento, trazendo questões sobre direito à cidade em uma linguagem artística e documental.

Desejamos a todos um bom evento e uma boa experiência!