As atividades do stand GPR2C na exposição oficial da Habitat III foram realizadas na Assembleia Nacional do Equador e foram possíveis após vários dias de montagem e preparação pela equipe do Instituto Polis, coordenada por Rodrigo Faria e Tama Savaget. Posteriormente, com o apoio da Habitat International Coalition (HIC), hospedamos atividades por 4 dias das 9h às 6h.

O Stand realizou pelo menos 7 apresentações com lançamento de publicações e 5 palestras públicas sobre diferentes temas, com 800 pessoas aproximadamente participando dessas atividades.

Confira abaixo as atividades diárias do Stand.

Stand47No domingo, 16 de outubro
Pessoas do IBDU e do Instituto Pólis encontraram-se no Stand GPR2C para falar sobre a programação da semana.

Stand47aNa segunda-feira 17 de outubro foi o dia de abertura do Stand que abrigou duas apresentações: "Regulamento Social dos Mercados Imobiliários e Alternativas de Mercado" (Grupo de Trabalho Internacional para a Promoção da Regulação do Mercado e alternativas de mercado) e a palestra "Nenhuma construção, Reutilização e desmantelamento"(n'UNDO).
BoliviaTerça-feira, 18 de outubro O Stand teve várias atividades: Experiências da Bolívia pelo Direito à Moradia e pelo Direito à Cidade - exposição gráfica (RENASEH Bolívia)
AlvaroAlvaro Puertas na Apresentação da publicação Ponte para o Direito à Cidade (HIC e Charlotte Mathivet)
Henrique_OrtizEnrique Ortiz na apresentação do livro Da Habitat I à Habitat III (TRIALOG).

A nova edição do TRIALOG inclui artigos de pessoas que participaram do Habitat I e do Habitat II, bem como declarações de redes e bases sobre a Habitat III.
EvaEvaEva Garcia Chueca apresenta o lançamento do livro "O Direito à Cidade - construindo outro mundo possível: Diretrizes de para a compreensão e operacionalização" (GPR2C)

O livro seria uma reivindicação política que transmite a chamada utópica de alguns grupos urbanos que esperam por outra cidade possível? Ou é um instrumento prático que permite transformações chaves para mudar o modelo urbano atual? Este livro tenta responder essas e outras questões explorando o conteúdo do direito à cidade, a partir das lutas, experiências e mobilizações que têm ocorrido nas últimas décadas.
book2João Sette Whitaker (Secretário Municipal de Habitação - SP, Brasil) no lançamento do livro e fala: Geopolítica das Cidades. Velhos desafios, novas questões (IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasil)
Danielabetania_shortDaniela Liborio e Betânia Alfonsín (IBDU) apresentam o e-book "A Construção do Direito Urbano na América Latina" (organizado por Edésio Fernandes e Betânia Alfonsin) na Rede Internacional de Direito Urbanístico: Direito à Cidade e Implementação da Nova Agenda Urbana.

pascualeNa quarta-feira, 19 de outubro, tivemos a apresentação e conversa sobre "Quanto custa um despejo" (Housing and Land Rights Network HLRN - HIC)

Também aconteceu a apresentação do Worldmap Habitat (Pascale Thys, de Habitat et Participation, na foto): Fundação de Habitação e Habitação Social (UrbaMonde)
BahNa quinta-feira 20 de outubro: Apresentação de experiências Fundação Pro Habitat (Bolívia)

E apresentação dos dois livros "Habitat" e "Produção Social de Habitat" (de Rubén Pascolini e Paola Bagnera da organização "Seamos Libres Lo Demas Não Importa Nada").
papel2papel1
O Stand GPR2C também contou com um painel participativo onde o público e os participantes podiam responder em uma das paredes do estande: "O que é e o que não é o Direito à Cidade?"