World Urban Day 2015

O Professor Michael Cohen, da New School, apresentará a Declaração da Plataforma Global pelo Direito à Cidade em Nova Iorque

Em comemoração ao DMH (Dia Mundial do Habitat), neste 05 de outubro, a GPR2C (sigla em inglês para Plataforma Global pelo Direito à Cidade) está se juntando à comunidade internacional para discutir a implementação do Direito à Cidade, como ponto fundamental  da construção da Nova Agenda Urbana na cidade de Nova Iorque. O debate está sendo organizado pela ECOSOC (Conselho Econômico e Social) UN-Habitat, a CGLU (Cidades e Governos Locais) e outras organizações. O professor Michael Cohen, da universidade The New School, representa a GPR2C.

GPR2C in the World Habitat Day Celebration in NYC

Neste ano, o tema do DMH é Espaços Públicos para Todos, tendo como mote o Objetivo 11 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), voltado à Construção das Cidades e Assentamentos Urbanos Seguros, Flexíveis e Sustentáveis e a Meta 7, focada nos Espaços Públicos. Em paralelo, uma série de cidades ao redor do mundo também estão discutindo este tema.

De acordo com a ONU-Habitat, os objetivos do debate deste ano são: 1) Mostrar a relação entre o desenho do espaço público e urbanização sustentável; 2) Propor inovações e melhores práticas na área do desenho do espaço público; 3) Destacar a necessidade de políticas, bem como soluções inovadoras e replicáveis, idéias, conceitos e abordagens que podem ser usadas em diferentes contextos para o projeto do espaço público; e, 4) Identificar ideias de desenhi, conceitos e abordagens que são replicáveis.

GPR2C enfatiza, em seu mais recente comunicado, a importância de incluir as organizações da sociedade civil e governos locais no processo de construção do Habitat III, que acontecerá em Quito,  no Equador, e 17 a 20 de outubro de 2016.

« Apelamos para que este empenho internacional reconheça inovações promovidas por esses atores a fim de alcançar cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, onde os direitos humanos sejam realizados, bem como a responsabilidade para com as gerações futuras. »

As celebrações do DMH ocorrem na sede da ONU, das 9h30 às 18:00 (horário local). Para mais informações, clique aqui.

[wpfilebase tag=fileurl id=137 linktext=’BAIXE ‘ /]o comunicado oficial da GPR2C