A Plataforma Global pelo Direito à Cidade realizou vários eventos durante a HABITAT III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – que aconteceu em Quito, Equador, de 17 a 20 de outubro de 2016.

DIÁLOGOS: DIREITO À CIDADE E CIDADE PARA TODOS

A Sessão de Diálogo aconteceu no dia 18 de outubro na Casa da Cultura Ecuatoriana e proporcionou um espaço para a discussão de questões relacionadas ao « Direito à Cidade » e « Cidades para Todos », incorporados na Nova Agenda Urbana. Além disso, um dos principais objetivos da sessão foi discutir a implementação pós-Habitat III da Nova Agenda Urbana, bem como os mecanismos de acompanhamento, os compromissos dos Estados, o papel dos governos locais e como promover a participação cidadã e a responsabilidade compartilhada em direção à uma agenda sustentável e inclusiva.

Nelson_Dialogues"Em primeiro lugar, devemos celebrar o Direito à Cidade na Nova Agenda Urbana! A partir de agora devemos parar de revisar o texto da NAU e iniciar a implementação concreta do Direito à Cidade. Usar os indicadores e as informações que produzimos durante todos este processo até Habitat3, e mapear quem são as organizações e instituições sociais (nos níveis global, nacional e local) comprometidas com o Direito à Cidade ". Nelson Saule (Instituto Pólis)
augusto_Dialogues2"O direito à cidade foi incorporado na Nova Agenda Urbana e isso é uma conquista importante, mas sua definição, como está na agenda, carece de um elemento fundamental: a cidade entendida como um bem comum". Augusto Barrera (FLACSO)
AnaFalu"Não podemos falar de moradia se não falarmos da cidade, e a produção social do habitat foi realizada principalmente por mulheres. Há uma omissão e expulsão das pessoas invisíveis, mesmo dentro das próprias ONGs e movimentos sociais. As cidades não são vistas e usadas de uma única maneira. Não avançaremos na Nova Agenda Urbana se não enfrentarmos a enorme desigualdade de gênero. A pobreza não é apenas uma questão econômica: também temos pobreza de direitos". Ana Falú (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina)

Vídeos do Evento de Diálogo:

Confira o discurso de Augusto Barrera (FLACSO) neste vídeo.

Verifique o discurso de Ana Falú (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina) neste vídeo.

Veja o discurso de Rosário Robles (México) neste vídeo.

Verifique o discurso de Nelson Saule (Pólis Institute) neste vídeo.

A PLATAFORMA GLOBAL PELO DIREITO À CIDADE

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade (GPR2C) surgiu a partir da iniciativa de várias organizações que trabalham em todo o mundo para mobilizar governos nacionais e locais, e organizações internacionais e regionais, para um novo paradigma de desenvolvimento visando cidades mais inclusivas e democráticas. O GPR2C defende o reconhecimento e a adoção do Direito à Cidade na implementação de políticas públicas; Participou, por meio de seus membros, em diferentes fóruns e eventos relacionados ao processo Habitat III para promover o Direito à Cidade e defender sua adoção como pilar da Nova Agenda Urbana.