A Plataforma Global pelo Direito à Cidade realizou vários eventos durante a HABITAT III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – que aconteceu em Quito, Equador, de 17 a 20 de outubro de 2016.

EVENTO DE REDE – « PARTINDO DA HABITAT3 PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À CIDADE »
Este evento ocorreu no dia 19 de outubro na Casa da Cultura Ecuatoriana e teve como objetivo examinar o potencial do paradigma do Direito à Cidade como ferramenta de política urbana para a implementação da Nova Agenda Urbana. O objetivo principal do evento foi desenvolver a proposta da Plataforma Global para o Direito à Cidade de fortalecer um Observatório Global do Direito à Cidade que trabalhe com contribuições de redes e organizações internacionais, nacionais e de base, bem como parcerias com a academia e os governos locais e nacionais.

Magali_Networking
 "O Direito à Cidade não deve ser uma responsabilidade apenas das cidades, devemos aplicar os seus princípios a todos os tipos de assentamentos urbanos: da menor até a maior área urbana" Magali Fricaudet (CGLU)
Mônica Ramirez_Habitat
 "Há uma desconexão entre práticas e políticas, devemos conectar a sociedade civil, os governos e a academia para fazer o intercâmbio entre conhecimentos práticos  teóricos sobre a habitação social". Mônica Ramírez (Habitat para a Humanidade)
Sonia_Networking
 "Precisamos educar as pessoas para participar, precisamos acessar às pessoas em uma linguagem com a qual elas possam se envolver, estamos aqui para engajar o nível local" Sonia Dias (WIEGO, Brasil)
Marina_Joseph_Networking
 "Como podemos participar no planejamento urbano,? Queremos participar, mas os espaços são muito restritos, não queremos apenas ser consultados, queremos espaços de real participação em todos os níveis". Marina Joseph (YUVA - Juventude pela Unidade e Ação Voluntária, Índia)
Marcelo_Networking
"As mulheres estão desfrutando plenamente das cidades? Na maioria das vezes, as mulheres são invisíveis nos problemas das cidades. Precisamos abrir orçamento, planejamento e monitoramento do planejamento urbano às mulheres "Marcelo Montenegro (Action Aid, Brasil)

Vídeo do evento Networking:

Verifique o discurso de Lorena Zátare (HIC – Habitat International Coalition) neste vídeo.

PLATAFORMA GLOBAL PELO DIREITO À CIDADE

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade (GPR2C) surgiu a partir da iniciativa de várias organizações que trabalham em todo o mundo para mobilizar governos nacionais e locais, e organizações internacionais e regionais, para um novo paradigma de desenvolvimento visando cidades mais inclusivas e democráticas. O GPR2C defende o reconhecimento e a adoção do Direito à Cidade na implementação de políticas públicas; Participou, por meio de seus membros, em diferentes fóruns e eventos relacionados ao processo Habitat III para promover o Direito à Cidade e defender sua adoção como pilar da Nova Agenda Urbana.