A Plataforma Global pelo Direito à Cidade realizou vários eventos durante a HABITAT III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – que aconteceu em Quito, Equador, de 17 a 20 de outubro de 2016.

ARTE VISUAL PELA PLATAFORMA GLOBAL PELO O DIREITO À CIDADE

PROYECTAZO RIGHT2CITY

O vídeo PROYECTAZO RIGHT2CITY foi projetado nas paredes do centro histórico de Quito no dia 19 de outubro asw 21:30h, na Calle Guayaquil S1-64 e Morales (La Ronda), com mensagens sobre o Direito à Cidade no mundo inteiro. O evento aconteceu no contexto do Festival da Luz e Habitat3 e foi uma parceria entre a Plataforma Global pelo Direito à Cidade e a Frente Cultural de La Ronda. O videoarte foi produzido por Tama Savaget, Carolina Caffé e Jônatas Ribeiro de Paula, e realizado pelo colectivo Fixo com trilha sonora de Rvincenzo.

2016-12-01-PHOTO-000000242016-12-01-PHOTO-00000023

Whatch the complete video art projection here.
Whach the live of the video art projection here.
Tama_Carol
Na foto: Carolina Caffé e Tama Savaget desenham nas ruas mensagens sobre o Direito à Cidade com metralhadoras de luz.

"Foi realmente incrível interagir com pessoas fora do Habitat3 com o PROYECTAZO RIGHT2CITY. Eu realmente acredito no poder de transformação da arte e comunicação junto às ruas. Nós podemos educar pessoas sobre o Direito à Cidade ao mesmo tempo em que as entretemos", afirmou Carolina Caffé, coordenadora de comunicação da Plataforma Global pelo Direito à Cidade. 

#SUPPORTRIGHT2CITY Campanha de Vídeo

O primeiro episódio da campanha de webserie #SupportRight2City foi exibido em diversos espaços oficiais e não oficiais na Habitat III, como no Networking Event, o Fórum de Resistência, o World Stage e o Stand da Plataforma GPR2C.

1episode
 Watch the video here.

O vídeo de 3 minutos faz através de imagens um paralelo entre o dia a dia de duas mulheres que vivem em regiões diferentes na mesma cidade. « Dois mundos, uma cidade » é o resultado de um experimento documental dirigido por Carolina Caffé, que teve como objetivo mostrar e comparar diferentes acessos ao Direito à Cidade. O vídeo lançou o Chamado Global para a Inclusão do Direito à Cidade como pilar da Nova Agenda Urbana.

Assista ao segundo episódio do # SupportRight2City webseries aqui.

A PLATAFORMA GLOBAL PARA O DIREITO À CIDADE

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade (GPR2C) surgiu a partir da iniciativa de várias organizações que trabalham em todo o mundo para mobilizar governos nacionais e locais, e organizações internacionais e regionais, para um novo paradigma de desenvolvimento visando cidades mais inclusivas e democráticas. O GPR2C defende o reconhecimento e a adoção do Direito à Cidade na implementação de políticas públicas; Participou, por meio de seus membros, em diferentes fóruns e eventos relacionados ao processo Habitat III para promover o Direito à Cidade e defender sua adoção como pilar da Nova Agenda Urbana.