Fonte original: Instituto Pólis

No #NovembroNegro, o Instituto Pólis reinaugura sua laje com a exibição dos extras do DVD “1000 Trutas, 1000 Tretas” do Racionais, seguida de uma conversa sobre #direitoacidade e a questão racial.

O debate será conduzido a partir das provocações da mesa, composta por Ednéia Gonçalves – Socióloga e Diretora Adjunta da Ação Educativa e por Raíssa de Oliveira e Carolina Vieira idealizadoras do coletivo Cartografia Negra. Para além da mesa debatedora, teremos a presença de coletivos negros universitários, grupos de pesquisa com enfoque racial e coletivos negros locais, que irão enriquecer a conversa com suas percepções.

+ Cinema ao ar livre
+ Questões raciais nos contextos urbanos em foco
+ Cerveja
+ Pipoca

Vamos?

————————————-

Sobre as convidadas:

Carolina Piai Vieira ama dançar, é educadora no PODHE (Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas), participante do coletivo Cartografia Negra e graduada em Jornalismo pela PUC-SP. Foi repórter na ARTE!Brasileiros e na Revista Vaidapé. Trabalhou com produção de conteúdo na Cooperativa Paulista de Teatro e como atriz e assistente de produção em grupos de teatro independente paulistano.

Ednéia Gonçalves é socióloga e diretora adjunta da ONG Ação Educativa. Atua na elaboração e avaliação de projetos educacionais e na formação de professoras e gestoras escolares principalmente da EJA e na cooperação técnica internacional na área de educação em diferentes países do continente africano.

Raíssa Albano é mulher, negra. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP. Participante e idealizadora do coletivo Cartografia Negra, desenvolve projetos de intervenção urbana com base teórica em pontos relacionados à vivência negra na cidade de São Paulo. Em 2019, participou como formadora em Cartografia Cultural no programa de formação de monitores das Casas de Cultura. Atualmente trabalha como Educadora na Biblioteca na Fábrica de Cultura de Diadema.

————————————-

Esse evento se soma a muitas outras iniciativas que o Instituto Pólis tem promovido ao longo do ano no âmbito do projeto Direito à Cidade de Todas as Cores. O projeto visa enriquecer e expandir a agenda do direito à cidade, a partir de uma visão mais interseccional, aproximando-a do debate (e das lutas) sobre raça, gênero e da diversidade sexual.